domingo, 28 de setembro de 2008

Nova presidente da FBASD

Pessoal,

No dia 25, quinta-feira passada, durante o V Congresso Brasileiro de Síndrome de Down em Londrina, a Cláudia Grabois foi eleita a nova presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Assim que eu receber a relação com os nomes completos dos demais diretores eu informo a todos, mas foram eleitas pessoas que representam associações de todas as regiões do Brasil.

Claudia Grabois, mãe de 4 filhos, sendo que Raquel de 10 anos tem síndrome de down e cursa a segunda série de escola pública no Município do Rio de janeiro e frequenta no contra turno a sala de recursos.

- Associada da SSD Down e da Up Down, além de moderadora do Grupo RJDown.

- Coordenadora do Núcleo de Inclusão Social, responsável por fornecer informações e fazer parcerias com escolas.

- Realização de oficinas e seminários para escolas e famílias de 2000 a 2005 (Fórum) - foco para deficiência intelectual.

- Responsável pela produção de textos e material de informação sobre deficiências (com foco para síndrome de down e educação inclusiva).

- Parceria com a equipe de genética do Instituto Fernandes FiIgueiras - objetivando uma organização mais consistente para o momento da notícia.

- Parceria com Claudia Werneck e Escola de Gente. Alguns trabalhos estão no site da cjb (www.cjb.org.br).

- Coordenadora da Rede Contra Violência com foco na educação inclusiva para TODAS as crianças - 2003 a 2005 (Juntos.com) com a participação de convidados representantes do governo e da sociedade civil a cada reunião.

- Coordenadora da REDE INCLUSIVA, que reúne pessoas de diversos segmentos e instituições objetivando a transversalidade e uma sólida atuação social no campo dos Direitos Humanos e Direitos fundamentais da pessoa.

- Moderadora do grupo RJDown.

- Membro da equipe técnica do Fórum de Educação Inclusiva do Estado/FORINPE-UERJ. Participação ativa desde a sua formação (www.forinpe.kit.net).

- Orientação sobre os direitos humanos e direitos fundamentais das pessoas com deficiência para instituições com a realização de oficinas de terminologias, direitos humanos - "contra toda e qualquer forma de violência, discriminação e preconceito", legislação, acessibilidade etc.

- Diretora de Inclusão Social da FIERJ - gestão 2006 -2008.

- Parceria entre o NEI-UERJ e escolas.

- Trabalho junto às escolas pela inclusão para todos.

- Orientação sobre acessibilidade para a comunidade judaica e responsável pelos trabalhos voltados para os direitos humanos junto à juventude.

- Introdução de língua brasileira de sinais – Libras - nas atividades, textos em braille e sites acessíveis.

- Representação da FIERJ nos Fóruns de direitos humanos.

- Representante da FIERJ na Câmara técnica Rio sem homofobia.

- Participação ativa nas lutas contra a Intolerância religiosa.

- Responsável pela introdução do espaço inclusão e acessibilidade no programa semanal de rádio da FIERJ (produtora e apresentadora do programa semanal).

- Participação na Comissão Organizadora Estadual da II CEDH, pela Rede Inclusiva e FIERJ.

Um abraço,

Fábio Adiron
Inclusão : ampla, geral e irrestrita

Nenhum comentário: