quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Moções Aprovadas na II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência/RJ

COMUNICAÇÃO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE-MOÇÃO APROVADA
Moção aprovada na II conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro-dias 27,28,29 de agosto.

REDE INCLUSIVA - redeinclusivajuntoseducacaoparatodos@yahoogrupos.com.br
Contato: redeinclusiva@gmail.com

Claudia Grabois
Inclusão-Ampla, Geral e Irrestrita

MOÇÃO DE REPÚDIO AO USO INADEQUADO DA PALAVRA "RETARDADO"

COMUNICAÇÃO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE

Por ocasião da II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da II Conferência Estadual de Direitos Humanos, aproveitamos para pedir aos meios de comunicação que voltem neste momento a sua atenção para esta carta que verbaliza a nossa indignação.

Somos pessoas com deficiência intelectual,mães, pais, profissionais, parceiros, amigos, movimentos organizados mas principalmente somos pessoas que defendem os direitos humanos e direitos fundamentais das pessoas com e sem deficiência.

Temos visto ultimamente um aumento do uso de terminologias inadequadas e de agressão gratuita às pessoas com deficiência intelectual nos meios de comunicação e o que tem imperado é a falta de respeito à pessoa, com o uso indiscriminado da palavra "Retardado" e é de se admirar que aconteça em um país onde discriminar é crime.

O uso desta palavra em programas de televisão e em outros meios ensina abertamente à população e principalmente aos jovens que pessoas com deficiência intelectual podem ser usadas para escárnio, chacota e piadas para desmerecimento de alguém dando a entender que não tem capacidade e principalmente não tem direito a cidadania plena.

O que aumenta ainda mais a nossa indignação é que recentemente tivemos promulgada a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que já foi inclusive depositada na ONU e muito embora tenha sido pauta por uma vez em 1 ano em uma canal nacional, não tivemos acesso a imprensa durante a longa caminhada pela ratificação.Talvez por isso mesmo os meios de comunicação não conheçam seu teor e seu valor equivalente a emenda constitucional, o que é lamentável.

Pessoas com deficiência intelectual são pessoas como qualquer outra, com suas necessidades específicas. Por isso não entendemos o uso da palavra retardado para qualificar e zombar, diminuir, desvalorizar e desqualificar, quando a imprensa formadora de opinião deveria estar conosco combatendo preconceitos.

Queremos acreditar que seja simplesmente falta de conhecimento, muito embora seja uma crença difícil mas vamos em frente. Não queremos mais que nós, nossos filhos, nossos amigos, estudantes,trabalhadores,profissionais em geral continuem sendo vítimas da linguagem inadequada causada pelo desconhecimento.

Por isso se refiram às pessoas com deficiência com o mesmo respeito que se referem a todas as outras pessoas, sem preconceito, sem discriminação e sem chacota. Não usem o "retardado" para xingar ou rir de outras pessoas, não as transformem em piada por que não o são e mais do que falta de respeito agir assim é agir também contra a lei que defende os direitos humanos e direito a igualdade e cidadania para todas as pessoas.

Pessoas com deficiência intelectual são simplesmente pessoas como qualquer outra assim como você e quando respeitosamente quiserem fazer qualquer referência à deficiência falem pessoa com deficiência intelectual, pessoa com deficiência ou pessoa com... seguido do nome da síndrome.

Meios de comunicação como formadores de opinião e profissionais destes veículos tem grandes responsabilidades e algumas delas são respeitar todas as pessoas e respeitar a legislação vigente. Esperamos que o termo 'retardado' não seja mais utilizado da forma que vem ocorrendo sistematicamente e para isso estaremos acompanhando atentamente em defesa dos nossos direitos, dos direitos dos nossos filhos e de todos que lutam por um Brasil livre de discriminação e preconceitos.

Inclusão Ampla, Geral e Irrestrita
Postado por Rede Inclusiva às 08:19 0 comentários
PELO DIREITO À INCLUSÃO PLENA DE TODAS AS CRIANÇAS-MOÇÃO APROVADA
Moção aprovada na II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas
com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro-dias 27,28 e 29 de agosto.

REDE INCLUSIVA - redeinclusivajuntoseducacaoparatodos@yahoogrupos.com.br
Contato: redeinclusiva@gmail.com

Claudia Grabois
Inclusão Ampla, Geral e Irrestrita

Pelo Direito à Inclusão Social Plena para TODAS as Crianças!

Tendo em vista que 70% das pessoas com algum tipo de deficiência vivem à margem da pobreza e em estado de vulnerabilidade e neste montante existem milhões de crianças, pois falamos em aproximadamente 25.000.000 de pessoas, é necessário pensarmos no presente e futuro desta geração que compõe um contingente ainda maior de crianças pobres, sem acesso à educação de qualidade, à saúde, aos transportes, ao lazer e a dignidade.

É preciso que voltemos a nossa atenção para estas crianças que são diariamente discriminadas e vítimas de preconceito das mais variadas formas.
São crianças com deficiência,de grupos étnicos diversos,que fazem parte da população indígena, ribeirinha, cigana,fazem parte da população das favelas, das áreas carentes, sem saneamento, sem cama, sem brinquedos e muitas vezes sem comida.
Pedimos uma atenção especial para a infância que vive em situação de risco e com pouca esperança de futuro.É urgente: pela vida, pela cidadania ,pela integridade, pelo direito à existência e por tudo que leis e estatutos já garantem mas que não são cumpridos.

Lugar de criança com ou sem deficiência é na ESCOLA, todas juntas no mesmo espaço, em horário integral.Crescendo nas classes inclusivas,tendo a possibilidade de se educar da melhor forma e assim desenvolver todas as suas habilidades e potencialidades. Deficiência não é doença, mas a segregação sim e aumenta o risco de doenças em crianças com e sem deficiência. Por nós e pelos nossos filhos vamos ajudar a construir um mundo mais justo para TODOS(AS).

Pela educação para paz, pela vida, pela cidadania e pelo direito à inclusão plena.

Nenhum comentário: