sábado, 6 de setembro de 2008

GRITO DOS EXCLUÍDOS

Grito dos Excluídos vai levar milhares de pessoas às ruas, em várias cidades do país




No Rio, concentração será às 8h, na esquina da Uruguaiana com Presidente Vargas


Fonte: Agência Petroleira de Notícias (www.apn.org.br)


“O Grito dos Excluídos” completa 14 anos em 2008. Realizada a cada 7 de Setembro, desde 1995, a manifestação já faz parte do calendário dos movimentos sociais. A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) tem sido a principal articuladora dos atos que ocorrem em todo o país, mas principalmente em Aparecida do Norte, São Paulo. “O Grito deste ano questiona o modelo econômico que privilegia os grandes negócios, em detrimento do pequeno e médio empreendimento e das iniciativas comunitárias” - resume o secretário nacional do Grito, Ari Alberti. Outros eixos são a defesa da biodiversidade e dos direitos humanos.

Alberti diz, ainda, que o Grito repercute a Campanha da Fraternidade-2008 ao adotar o tema “Vida em primeiro lugar, com direitos e participação popular”. “O Grito dos Excluídos protesta veementemente contra as chacinas e a limpeza urbana, contra a repressão policial e a falta de liberdade para os moradores de rua nas grandes cidades”, lembra o secretário.


No Rio, concentração será às 8h, na esquina da Uruguaiana com Presidente Vargas

A criminalização da pobreza e dos movimentos sociais será destacada, no Rio de Janeiro. Mas a questão do petróleo, que está na ordem-do-dia, também faz parte das reivindicações. Os movimentos sociais e sindicais propõem que o governo recompre as ações da Petrobrás – Petrobrás 100% estatal é uma das palavras de ordem da campanha “O Petróleo tem que Ser Nosso” – e afirmam que as riquezas submersas no pré-sal devem ser revertidas em desenvolvimento e bem estar social para os brasileiros. A manifestação saíra depois do desfile oficial, na Avenida Presidente Vargas. Uma edição especial do jornal Brasil de Fato, com propostas para uma nova lei do petróleo, vai ser distribuída ao público dos desfiles. A concentração será a partir das 8h, na esquina da Rua Uruguaiana com a Presidente Vargas.

Nenhum comentário: