sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Começa no Senado a 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Edição de quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Jornal do SENADO


Especial
Começa no Senado a 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência


Serys (ao microfone) fala durante a abertura da semana em sessão presidida por Garibaldi Alves. No Plenário, Luca e Dorinha, personagens da Turma da Mônica com deficiências
A 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, do Senado Federal, foi oficialmente aberta ontem em Plenário. Na ocasião, houve o lançamento do carimbo comemorativo e do selo personalizado do Programa de Acessibilidade do Senado.

Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou "já estar comprovada a capacidade dessas pessoas especiais". A senadora parabenizou Flávio Arns (PT-PR) por sua luta em defesa das pessoas com deficiência.

A legislação brasileira, mencionou Eduardo Suplicy (PT-SP), é uma das mais abrangentes e vai além do estabelecido pela Convenção da Organização das Nações Unidas para os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Aloizio Mercadante (PT-SP) citou projetos de sua autoria que beneficiam as pessoas com deficiência, já acolhidos pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. O parlamentar também defendeu a aprovação do projeto (PLS 141/08) que obriga a Casa da Moeda a incluir, nas cédulas brasileiras, elemento que possibilite a sua identificação por pessoa com deficiência visual.

Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou os anos de escravidão da sociedade brasileira, que sofre também, salientou, com a exclusão dos pobres e com a perseguição às minorias, inclusive as religiosas. Ele elogiou a força das pessoas com deficiência, dizendo que a sua tenacidade na luta contra os obstáculos "é a maior lição" que se pode ter.

Por sua vez, Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou a implantação de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento das potencialidades de quem tem "certas dificuldades perante a vida e certas diferenças em relação às pessoas comuns".

Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) pediu a construção de uma rampa de acesso à Mesa do Senado, no Plenário.

Também participaram da abertura, entre outros, Carlos Henrique Custódio, presidente dos Correios; Claudia Grabois, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; o cartunista Mauricio de Sousa; o ator Marcos Frota; Ricardo Oliveira, campeão das Olimpíadas de Matemática das escolas públicas do Brasil; Solete Foizer, subsecretária de Informações e Turismo, representando o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio.

Nenhum comentário: