sábado, 13 de dezembro de 2008

Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos de 2008

Exmo. Sr.
Deputado Estadual José Cândido
DD. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
São Paulo/SP


Caro Deputado,

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas (CDDH/Campinas) apresenta para outorga do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos de 2008 os nomes dos procuradores da República em São Paulo, drs. Marlon Weichert e Eugênia Fávero.

A atuação corajosa desses membros do Ministério Público Federal tem possibilitado aos movimentos de familiares de mortos e desaparecidos políticos e às entidades de direitos humanos uma aliança estratégica para a busca do direito à memória e à verdade relacionado com as violações cometidas pelo regime de exceção no Brasil entre 1964 e 1985.

Em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, os procuradores da República em São Paulo alcançaram avanços fundamentais no reconhecimento das ossadas de Perus. Agora, no centro do debate político sobre os direitos humanos, encontra-se a ação movida pelos dois membros do MPF pela responsabilização dos torturadores e da União pelos crimes imprescritíveis de tortura perpretados contra presos políticos em São Paulo.

Assim, nada mais adequado que o Poder Legislativo renda homenagens a estes dois destacados integrantes da Procuradoria da República em São Paulo e, em suas pessoas, à luta pelo direito à memória e à verdade em nosso país.

Atenciosamente,

Renato Simões
Presidente do CDDH Campinas

Nenhum comentário: