quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MEC NO CONGRESSO DA FUNDAÇÃO PESTALOZZI

ESPECIAL
03/09/2008 - 20h36Inclusão educacional é defendida pelo Ministério da Educação em congresso da Fundação Pestalozzi
Sob o tema "Educação inclusiva: discutindo um conceito e uma política", a professora Rosângela Machado, coordenadora-geral das políticas pedagógicas da educação especial no Ministério da Educação, apresentou, na tarde desta quarta-feira (3) o embasamento teórico da formulação das políticas que estão sendo implementadas para a inclusão da educação especial na escola comum. A palestra integra a programação do 12° Congresso da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, realizado no Auditório Petrônio Portella, do Senado.

Após breve apresentação histórica do conceito de exclusão de pessoas com deficiência na sociedade, Rosângela explicou que o programa foi adotado com o objetivo de criar recursos e serviços que estruturem a escola comum para a adoção da educação especial. Para o ministério, é necessário viabilizar o espaço a ser preenchido pela inclusão e pelo fortalecimento de um novo modelo de educação que permita igualdade de condições para todos os alunos.

- A inclusão é dívida social que nós temos com quem foi colocado à parte. Não é chegar todos ao mesmo resultado. É a igualdade de direito de ser reconhecido e valorizado na sua diferença de aprendizagem - disse.

A professora encerrou a mesa, mediada por Ester Alves Pacheco, 1ª vice-presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, sob aplausos, enfatizando que a inclusão escolar é motivo de celebração de todos que buscam um novo processo de educação inclusiva.

O congresso seguiu com a mesa "A proposta da política nacional de educação inclusiva frente à realidade brasileira", com o objetivo de debater situações vividas pelos pais de filhos com deficiência nas tentativas de inclusão. A mesa foi composta pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS); pelo deputado federal Eduardo Barbosa, presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais; Rosane Lowethall, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; e Mirtes Pereira da Costa, vice-presidente da Associação de Pais, Profissionais e Amigos da Escola Especial Radio de Sol, do Mato Grosso do Sul.

Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, o congresso encerra-se nesta quinta-feira (4) com a mobilização e articulação dos trabalhadores do setor por meio da realização de palestras e oficinas.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário: