SP: assinado decreto que cria universidade virtual
Hermano Freitas
Direto de São Paulo
O governador de São Paulo José Serra assinou nesta quinta-feira o decreto que cria a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que, em 2009, deve oferecer 6,6 mil vagas em pedagogia e licenciaturas Segundo o governador, a iniciativa é um complemento à rede de ensino. "Vai resolver o problema do ensino médio, que tem escassez nesta área (professores formados)", disse Serra, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
» Univesp: governador assina nesta 5ª
Segundo a Secretaria da Educação, o programa vai ampliar a rede de ensino superior do Estado, com o uso de novas tecnologias de informação, como a Internet e a TV. Desenvolvido em parceria com entidades e universidades paulistas, o Univesp deve possibilitar a criação de 6,6 mil vagas de nível superior e 110 mil de pós graduação no Estado.
O curso mesclará atividades presenciais com virtuais, com 70 pólos espalhados pelo Estado que funcionarão como bases semelhantes a salas de aulas, mas utilizando TVs e computadores como suporte, ao invés de professores. O curso terá duração de 3.200 horas/aula.
A previsão é que o programa crie 5 mil vagas no curso de graduação em pedagogia para professores em exercício, a ser desenvolvido no ano que vem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Também serão oferecidas 700 vagas na licenciatura em biologia e 900 vagas na licenciatura em ciências, ambas na USP (Universidade de São Paulo). A Unicamp já tem propostas de cursos, mas os detalhes ainda não foram divulgados.
"Serão convidadas ainda a PUC e o Mackenzie, além da Universidade Federal Paulista (Unifesp)", disse Serra.
Simultaneamente, serão desenvolvidos cursos de especialização voltados a professores da rede estadual de ensino. Por meio de um uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação, 110 mil docentes deverão ingressar no ano que vem em 16 cursos de pós-graduação.
Redação Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário