domingo, 31 de agosto de 2008

PELO DIREITO À INCLUSÃO PLENA DE TODAS AS CRIANÇAS-MOÇÃO APROVADA

Moção aprovada na II Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas
com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro-dias 27,28 e 29 de agosto.

REDE INCLUSIVA - redeinclusivajuntoseducacaoparatodos@yahoogrupos.com.br
Contato: redeinclusiva@gmail.com

Claudia Grabois
Inclusão Ampla, Geral e Irrestrita

Pelo Direito à Inclusão Social Plena para TODAS as Crianças!

Tendo em vista que 70% das pessoas com algum tipo de deficiência vivem à margem da pobreza e em estado de vulnerabilidade e neste montante existem milhões de crianças, pois falamos em aproximadamente 25.000.000 de pessoas, é necessário pensarmos no presente e futuro desta geração que compõe um contingente ainda maior de crianças pobres, sem acesso à educação de qualidade, à saúde, aos transportes, ao lazer e a dignidade.

É preciso que voltemos a nossa atenção para estas crianças que são diariamente discriminadas e vítimas de preconceito das mais variadas formas.
São crianças com deficiência,de grupos étnicos diversos,que fazem parte da população indígena, ribeirinha, cigana,fazem parte da população das favelas, das áreas carentes, sem saneamento, sem cama, sem brinquedos e muitas vezes sem comida.
Pedimos uma atenção especial para a infância que vive em situação de risco e com pouca esperança de futuro.É urgente: pela vida, pela cidadania ,pela integridade, pelo direito à existência e por tudo que leis e estatutos já garantem mas que não são cumpridos.

Lugar de criança com ou sem deficiência é na ESCOLA, todas juntas no mesmo espaço, em horário integral.Crescendo nas classes inclusivas,tendo a possibilidade de se educar da melhor forma e assim desenvolver todas as suas habilidades e potencialidades. Deficiência não é doença, mas a segregação sim e aumenta o risco de doenças em crianças com e sem deficiência. Por nós e pelos nossos filhos vamos ajudar a construir um mundo mais justo para TODOS(AS).

Pela educação para paz, pela vida, pela cidadania e pelo direito à inclusão plena.

Nenhum comentário: