quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA AUDIODESCRIÇÃO

Sobre a importância da audiodescrição para milhões de brasileiros.


Imagine você assistindo a um filme de olhos vendados e toda vez que não há diálogo e o silêncio predomina ou começa um fundo musical e você é impedido de saber o que esta acontecendo.

Imagine uma criança,um parente seu,dentro da sala de aula,também de olhos vendados esperando para assistir um filme educativo, onde as falas acontecem e são interrompidas por um silêncio e retornam as falas já em outro contexto .Onde esta o contexto que as vendas não permitem enxergar? A criança foi impedida de participar, aprender e pertencer como um igual.

Com a convenção ratificada e o direito à Educação em classe comum da escola regular ainda mais fortalecido, para crianças com deficiência intelectual o uso de todos os recursos disponíveis é também importante na sala de aula e fora dela, para cultura e educação. A acessibilidade deve ser garantida, lembrando que direitos da criança e do adolescente devem ser assegurados pelo Estado e também pela família.
Pessoas com dislexia, com autismo, pessoas idosas ,podem precisar de recursos para acesso à Educação,Cultura e Lazer.E, muito embora,nem todas as pessoas com deficiência intelectual farão uso dos recursos que precisam estar disponíveis para o acesso à Educação , à Cultura e ao Lazer, uma grande parte fará.

Como presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, pensei inicialmente em fazer um texto baseado na legislação e procrastinação de um direito, pelo descumprimento de um preceito fundamental, em função da Portaria 661 do Ministério das Comunicações.
Mas como mãe de criança com deficiência intectual,filha de pessoas já não tão jovens, amiga de pessoas com deficiência visual e conhecedora dos problemas que pais e filhos com deficiência visual enfrentam,acho que essa luta,que agora está nas mãos da Justiça,precisa de uma pouco mais de atenção e sensibilidade por parte da sociedade e daqueles que militam diariamente pelos direitos humanos e fundamentais de pessoas com e sem deficiência.

Por tudo isso a FBASD toma para si essa causa, pois não podemos mais permitir que interesses se sobreponham às necessidades essenciais de mais de 16.000.000 de brasileiros(as) e juntos com o CVI Brasil ajuizamos a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental com Pedido de Liminar relacionada à AUDIODESCRIÇÃO.

Pedimos também que divulguem e se mobilizem ,por que agimos no nosso legítimo direito de aguir,exigir e nos indignar com violações de direito fundamentais.

Vamos acreditar e pedir para que em 2009 sejamos firmes e tenhamos a força necessária para seguir lutando e se outras ações e mobilizações forem necessárias que venham e vamos em frente.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência vigora, e essa ação traduz esse vigor e a esperança que acalentamos, de que um dia não teremos mais barreiras e que poderemos ser completos,vivendo em uma sociedade acessível para pessoas com e sem deficiência e em um mundo que certamente nos trará mais alegrias e paz.

Claudia Grabois-presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
presidentefbasd@gmail.com

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Manifesto em repúdio à agressão de aluna dentro da Escola Roma com pedido de providências imediatas

Manifesto em repúdio à agressão de aluna dentro da Escola Roma, da rede regular de ensino do Município do Rio de Janeiro.
Pedimos providências imediatas e a punição dos culpados!



Tomamos conhecimento em matéria veiculada na imprensa escrita e no site da globo.com, que uma criança foi covardemente agredida pelo seu professor, durante o período de aula na escola Roma,da rede regular de ensino do Município do Rio de Janeiro.

Muito embora o caso tenha acontecido em agosto, só agora vem à tona, sendo que o responsável ainda não foi punido e a matéria não havia sido divulgada, o que coloca a criança e sua família em estado de maior vulnerabilidade.
Sendo importande destacar, que de acordo com as notícias veiculadas,que a menina traumatizada, ficou um mês sem ir a escola,sendo que nesse perído a escola não entrou em contato com a família,em uma atitude de aparente descaso.Cabe também considerar que o professor não era regularmente contratado, oque nos leva a questionar os critérios de admissão, entendendo que a escola é a
a responsável pelo que ocorre em seu espaço, especialmente durante o período de funcionamento.



O dedo da aluna foi decepado pelo "professor em questão", fato que agrava ainda mais a agressão, pois dá a ela um aspecto de " requinte da tortura"
Crianças são vulneráveis às agressões em todos os espaços sociais e quando estas acontecem na escola, local de educação formal e de formação do cidadão e quando percebemos os direitos humanos e fundamentais da criança serem infringidos dessa forma, cabe à sociedade civil se manifestar.

Com base na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Civil e em todos os tratados internacionais,das quais o Brasil é país signatário e pedimos que as autoridades sejam rápidas e tomem providências imediatas nesse caso de violação de direitos humanos e fundamentais da pessoa, com o agravante de se tratar de uma criança, protegida pelo Estado e no momento da agressão sob sua guarda.

Nós, que assinamos essa carta,estaremos atentos às providências que serão tomadas e a encaminharemos também para a SEDH da Presidência da República, ao Ministério Público Federal, ao Ministério da Educação, orgãos de representação do professorado,Conselho dos Direitos da Criança e do adolescente,ANDI-Agência Nacional dos Direitos da Infância, e todos os demais orgãos pertinentes,além da imprensa.

Grupo Tortura Nunca Mais RJ
Humanitas -DH e Cidadania
Rede Inclusiva
Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região Metropolitana da Baixada Santista
Forum Permanente de Educação Inclusiva- São Paulo
FORINPE-UERJ
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
Instituto Amankay
Grupo Síndrome de Down
Agência Inclusive
Grupo RJDown
Conselho Municipal da Pessoal com Deficiência de Taboão da Serra-SP
Associação Ser Cidadão-RJ
FOPEDH-RH

sábado, 3 de janeiro de 2009

FELIZ 2009 para Todos e Todas,com muita saúde,paz,alegrias, determinação e força para seguir na luta

Depois de participar das Conferências dos Direitos Humanos do Estado do Rio a Janeiro, a Rede Inclusiva encerrou a sua participação na 11a Conferência Nacional dos Direitos Humanos participando ativamente do Eixo 7 e do Eixo Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Participamos também ativamente da Conferências dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado e na Conferência Nacional, não tivemos delegados, mas estive presente representando a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down,facilitando e coordenando o tema” Educação.”

Estivemos presentes e na frente das mobilizações pela ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, organizando manifestações em universidades, no CIAD, em instituições e várias na praia,inclusive divulgadas por jornais e radios locais

Participamos e apoiamos várias campanhas pelos direitos humanos e fundamentais,como a luta pela abertura dos arquivos do regime militar,todas as lutas pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência,como a mobilização pelo direito à audiodescrição junto aos movimento sociais em geral , e junto a diversos parceiros terminamos o ano de 2008 com a certeza do dever cumprido.

Nesse momento estamos empenhados em apoiara luta dos movimentos das pessoas com deficiência para a imediata garantia do direito à audiodescrição com a ADPF que tem como autores o CVI BRASIL e a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down

Continuamos em campanha pela abertura dos arquivos e responsabilização dos torturadores do regime militar, tendo em vista o reconhecimento de que a tortura é crime contra humanidade,portanto imprescritível.Reconhecemos o empenho dos Ministros Paulo Vanucchi e Tarso Genro e acreditamos que o apoio às comissões de mortos e desaparecidos, ao Grupo Tortura Nunca Mais e a todas as outras comissãoes que há quarenta anos lutam pela justiça deva ser uma das bandeiras dos movimentos sociais.

Defendemos a inclusão ampla,geral e irrestrita e assim deve ser a educação, de qualidade, em classe comum da escola regular, com o NÃO a qualquer forma de restrição.

Lutamos por um Brasil mais justo para todos(as) os brasileiros(as), com direitos assegurados e as leis fora do papel, como deve ser.
Nâo à Homofobia, Sim às cotas para negros, Não à discriminação,Sim a luta contra a exploração sexual de crianças e contra o trabalho escravo,Não a falta de acessibilidade,Sim ao total cumprimento à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência,Não à violência contra a mulher,Não à tortura,Sim à abertura dos arquivos e responsabilização dos tortuadores,enfim, em apoio a todas as lutas pelos direitos humanos e fundamentais da pessoa.


Encontramos alguns obstáculos durante o percurso, mas acredito que saimos sempre fortalecidos e estamos agora trabalhando mais ainda,e como sempre em conjunto com todos os segmentos da sociedade na defesa dos direitos humanos e fundamentais das pessoas com e sem deficiência,pois sabemos que juntos podemos ajudar a construir uma sociedade acessível e mais justa para todas as pessoas.

FELIZ 2009 para Todos e Todas,com muita saúde,paz,alegrias, determinação e força para seguir na luta!


Claudia Grabois-Coordenadora da REDE INCLUSIVA redeinclusiva@gmail.com redeinclusivajuntoseducacaoparatodos@yahoogrupos.com.br